terça-feira, 28 de abril de 2009

É fácil, eu consegui!

Já há alguns anos tentava parar de fumar. Cigarro já não me fazia bem. Virei alérgica (coisa que me orgulha em NÃO ser), deixei de ter um pulmão enorme que resistia à quilômetros de bicicleta ou nado; comecei a ter sintomas nada femininos, como cheiro de "noitada". Cá pra nós: o fumante cheira à noitada. Claro que existem as exceções. Mas demorou muito para que eu realmente sentisse a vontade gigante que senti pra poder ter força suficiênte pra me ver livre desse vício que não leva à NADA positivo.

Mesmo minha mãe indo embora por causa desse vício horroroso. Um ano e meio depois de sua ida, consegui. Mas consegui!

Já há uns 6 meses não fumo essa droga lícita. Lícita sabemos bem porque: o governo fatura mais impostos gerados pelo tabaco, que com impostos pagos com assistência médica para o povo que sofre com esse vício. Infelizmente é por essa razão que o cigarro continua legalizado. Aliás, legal não devia ser um adjetivo positivo quando usado relacionado a esse vício. Aliás, à nenhum vício.

Mas esse texto não tem nada de político, é um texto pra ajudar pessoas que querem parar com esse vício. Então vou te contar:

Quando decidi parar de fumar fiz uma espécie de lavagem cerebral. Já sabia dos males, então me coloquei como mais forte que o vício. "Como assim eu deixar de estar saudável por causa de um troço que me deixa fedorenta, sem fôlego e que tirou a minha mãe querida do mundo??". Então comecei pelo básico: "eu vou conseguir". Tirei a palavra "difícil" do meu vocabulário. Nada é difícil se você realmente quer. Aí tudo muda!

Por mais que eu fumasse só quando eu bebia, quando bebia fumava direitinho. Parecia uma viciada de 70 anos de fumo intenso. Ligava um "foda-se", ou foda-me, e me matava aos poucos. Minhas ressacas eram absurdas. Doía tudo. Meu fôlego demorava duas voltas na Lagoa Rodrigo de Freitas (7km e 200m) pra voltar ao normal, fora o cheiro nas mãos, que não saíam por NADA. Nem borra de café adiantava. Acordava querendo dormir pra esquecer. Até que me cansei e estipulei uma meta: "assim que realizar meu sonho pararei de fumar". Meu sonho era assinar um contrato. Até que chegou a Record. Deu um medo. "Agora terei que pagar a promessa!". Foi o momento da conscientização plena. Foi o momento que tive certeza que queria mudar completamente a minha vida. O modo de pensar muda. Claro que no início, cada gole de cerveja dava uma vontade gigante de fumar, mas a vontade dá e passa. Juro! É só ter paciência que ela passa. Assim como foi comigo. Passou completamente!!

Hoje bebo com amigos, saio pra dançar e volto pra casa feliz da vida. Meus dias seguintes são como dias anteriores. São saudáveis. Não existe mais dor no corpo nem arrependimento. Meu sorriso está mais branco e minha pele mais rosada. Até meu humor mudou.

Hoje me sinto mais forte e acredito mais em mim. Assim que deve ser: acredite em você que só você sabe o mal que esse vício te faz. Eu acredito.

2 comentários:

Carolina disse...

Zuzuca,você conseguiu garotona!Mais um mérito incrível!Realmente...está mais bonita e irradiando uma luz linda!Que bom ter acompanhado esse processo de perto...bom saber que a Mimi te trouxe de alguma forma essa mudança!Parabéns amigona!

Bob disse...

Faaala Julia! É o Chuck de Corrêias, tudo bem??
Seu blog caiui de paraquedas no meu imeiu e logo li esse post. Tambem parei (a tempos) e sei bem como é. Sua descrição de ressacas não poderia ser mais perfeita. Enfim, sucesso e um grande Beijo.
E seus irmãos? Tão bem?
PS Casei ja a algum tempo, e ja estou com um muleque a tiracolo :D
Se cuida!