sexta-feira, 13 de novembro de 2009

“Rio de Janeiro demorô é agora”

Sou uma leitora diária de jornal, por essa razão sou assinante. O primeiro e quase único caderno que leio fala sobre arte. Seja teatro, TV, cinema, exposições. Assino por essa razão, mas hoje quase desisti da fidelidade. Pode ser pela minha idade, esta que já permite ver a vida nua e crua. Já não creio nos Lulas que votei. Infelizmente. Mas na arte acredito, toda orgulhosa, acredito!

Mas me deparei com uma matéria sobre o Rio de Janeiro, a cidade mais em alta do momento: a cidade eleita aonde as pessoas são as mais felizes, a cidade ponto turístico do público gay, a Cidade Olímpica, a Cidade Maravilhosa: Rio de Janeiro.

Falava de pontos turísticos que amo, como Parque Lage, Pedra da Gávea, Odeon, mas citava uma atitude nada carioca, a meu ver de carioca orgulhosa que sou. Era um anúncio de aluguel de espaço na areia da praia. Como assim??? A praia é o lugar mais democrático já existente. Vê-se, ouve-se, aprecia-se, vive-se, divide-se, tudo que há de mais valioso na vida: a vida, as culturas, as diferenças, o espaço. Então, como assim “aluga-se um lugar na praia??”. Nem nos resorts mais caros do mundo a praia é privada! É PROIBIDO, entende? É um lugar comum. De todos. É um privilégio enorme podermos praticar a liberdade.

O tema “alugue seu espaço na praia” me deixou envergonhada. Sou uma carioca, com orgulho, e sei que os cariocas têm prazer em receber pessoas, seja no boteco ou na praia. A gente tem orgulho da nossa cidade e de repente ler algo tão antipático quanto a liminação de um espaço a ser, ou não, usado. Muito anti-carioca pra minha visão tão carioca. Uma pena ser um jornal tão lido. Uma pena ter sido no meu jornal predileto.

Um comentário:

Carolina disse...

Li isso também e fiquei perplexa!Aonde vamos parar?!Beijão!