segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Efeito João Gilberto


Ontem realizei um dos sonhos da minha vida: fui ao show do João Gilberto.

Já vinha tentando conseguir um convite para o show há tempos, pois sabia que comprar um ingresso seria quase impossível. Em São Paulo a bilheteria ficou aberta por 40 min, tempo suficiente para esgotar todos os ingressos. Aqui então...Municipal, João Gilberto..

Quando me vem meu primo Joãozinho, Português, habitante temporário do Rio de Janeiro, mas mais carioca de todos os cariocas que já conheci e me pergunta se quero acompanhá-lo no show. Nem acreditei. Passei a semana ligando pra ele: "E aí, tudo certo pro dia 24?". Tava feliz demais pra acreditar que iria realizar esse sonho. Quase tão grande quanto assistir Chico, mas em proporções menores, afinal, Chico..é Chico. Amo desde pequenina.

Até que chegou o dia. Passei a tarde quicando. Depois de um agradável dia, partimos para Municipal do Rio de Janeiro. O local estava repleto de fãs, amigos, pessoas a fim de aparecer, penetras, artistas, anônimos, gente bonita, gente feia, gente de bermuda, e claro, barrados. Gente, não pode ir ao Municipal de bermuda! Como a pessoa sai de bermuda para ir ao Municipal assistir João Gilberto?! Tudo bem que moramos num país tropical e tal, mas Municipal pede uma calça, mesmo a jeans velha e suja, mas pede.

Nosso lugar não era o melhor, mas dava pra ver direitinho o banquinho que João Gilberto iria sentar para nos presentear com lindas composições. Quase uma hora de atraso e eis que surge ele. Mal entrou no palco carregando seu violão, quando foi aplaudido com tanta força por um público saudoso e carente de romantismo. A impressão é que estávamos todos com muitas saudades dele. Eu estava.

O show foi lindo, apesar do som estar realmente muito baixo. A luz era simples, e se repetia, meio aleatório, eu tive essa impressão. O repertório, aquele que já conhecemos, mas que na voz do João Gilberto, ao vivo no Municipal, ficam novas e inéditas. O público parecia estar hipnotizado. E o mais incrível: o Municipal ficou em silêncio durante quase uma hora e meia para ouví-lo. Mesmo nas composições mais conhecidas, era claro o respeito e a vontade do público em ouví-lo. O silêncio só era interrompido para entrar os aplausos, muito calorozos e apaixonados.

A parte mais emocionante foi na música "Chega de Saudade". O público sussurrava a letra. Até João Giberto se emocionou e pediu para o público um bis. Aquilo deve ter sido inédito na vida dele, pelo menos na minha foi. Cantamos novamente sussurrando, agora só nós e o violão de Giba. A coisa mais linda do mundo.

O show foi tão maravilhoso que ouvimos da voz do próprio João Gilberto a seguinte frase: "Não quero mais ir embora daqui". E cantou, cantou, cantou. Acho que foi o bis mais longo da vida de um cantor.

Obrigada João Campilho e Gilberto!

Nenhum comentário: