terça-feira, 12 de julho de 2011

Escrever, escrever e escrever


Sempre gostei muito de escrever. Uma das minhas matérias prediletas no colégio era Redação. Me lembro até hoje do nome da professora. Sônia. Lembro até das mãos dela escrevendo no quadro. Incrível como a memória seleciona as coisas comuns a nós.

Durante muito anos escrevi nas minhas agendas. Tinha anos de vida confidenciados em agendas e mais agendas. Eram textos que traduziam em palavras as sensações como a do primeiro beijo, minha primeira paixão, minhas brigas com meus irmãos. Minha vida por alguns anos dentro de agendas. Quando me casei acabei me desfazendo delas. Hoje me arrependo. Não por ter me separado, mas por deixar pra trás parte da minha história.

Depois de anos, eu ainda casada, resolvi criar esse Blog. O intuito não me lembro exatamente. Quase não conhecia pessoas com Blogs, mas gostei da idéia de ter um. E acabou dando certo. Tinha um grupo fiel de leitores e aquilo alimentava a minha vontade de escrever. Escrevi textos que até hoje, quando encontro amigos e conhecidos por aí, comentam. Fico muito feliz e orgulhosa. Mas mesmo assim me sinto falha na rotina da escrita.

E foi em um momento de busca pela vontade de rotina na escrita que fiz minha inscrição em um curso de “cenas curtas”. Um curso aonde era possível aprender a escrever esquetes, ou seja, cenas curtas. Nelas o diálogo deveria estar presente. Afinal uma cena precisa, principalmente, de diálogo. A não ser que seja um monólogo.

As aulas são dadas pela grande Julia Spadaccini. Uma jovem talentosíssima que escreve pra teatro, TV e quadrinhos. Tem um humor maravilhoso e um dom absurdo de ensinar. Com ela aprendi a diferença de escrever para teatro e livros. Aprendi também que precisamos ter paciência quando o assunto é escrever. E principalmente que não precisamos ser geniais para escrever, basta ter vontade e disciplina. Isso sim: disciplina! Com a prática estou gostando mais de mim como autora. Já escrevi mais de 10 textos e pretendo escrever uma peça ainda esse ano.

Hoje é um dia muito importante pra mim como autora. Terei minha grande noite de estréia. Minha turma fará uma sessão no Teatro Poeira, aqui no Rio de Janeiro, para lermos alguns textos escritos por nós. Além de ter um texto meu em cena, fui convidada pra ler outros três. Estou bem feliz. Espero que esse seja o passo pra grandes estréias por trás das cortinas, e quem sabe, das telas.

2 comentários:

Natiz disse...

Julis voltoou!!!!
Como é bom ler seus textos novamente!
Muitas e muitas criações pela frente, com sucessos extraordinários Rio de Janeiro afora! =D
Merece mesmo!!!

Bjooos!!!

Julia Sabugosa disse...

Pestinha linda e fofa!!