sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sophie


Uma mulher leva um fora do namorado de forma inusitada: via e-mail. Até aí pensa-se ser ficção, mas não. A ficção vem depois.

Quando se leva um fora de alguém amado, a dor é algo absurdo. Chega a nos transformar em feras selvagens. Damos patadas, babamos, rosnamos... Mas a mulher citada acima, Sophie, reagiu de forma diferente. Transformou a dor da perda em arte.
Sophie enviou a carta (e-mail) para 107 mulheres do mundo todo, de raças, culturas e crenças distintas, pedindo que transformassem aquela carta no que elas quisessem da maneira que lhes fosse vista. E assim o fizeram.

O resultado é brilhante.

A carta é interpretada de várias maneiras, mas a que mais me identifiquei foram os vídeos. Eram vários. Uma câmera parada apontando para a “artista” intérprete. Umas interpretavam como se fossem a própria Sophie, outros criticavam usando nariz de palhaço, outras cantavam, outras dançavam sem dizer uma palavra, fazendo aquela carta criar forma física, sendo mais fácil digeri-la e entendê-la, com imagens. Até uma "papagaio" teve a oportunidade de criar sua visão do amor: comeu a carta após repetir uma frase de dor e despedida.

A exposição me tocou muito. Imagino que seja por ter vivido algo parecido com o que Sophie viveu. Eu agi de forma bem diferente: fui embora sem olhar pra trás. Já Sophie não. Olhou pra todos os lados e pediu pra que todos a olhassem. Não sei qual a melhor maneira de agir num caso desses, mas sei que a melhor maneira de agir é seguindo em frente. Assim Sophie fez, assim eu fiz.

Siga em frente a vá admirar a exposição de Sophie. Está no MAM-RJ até Janeiro de 2010!


Palavras de Sophie:

“Recebi uma carta de rompimento. E não soube respondê-la. Era como se ela não me fosse destinada. Ela terminava com as seguintes palavras: “Cuide de você”. Levei essa recomendação ao pé da letra. Convidei 107 mulheres, escolhidas de acordo com a profissão, para interpretar a carta do ponto de vista profissional. Analisá-la, comentá-la, dançá-la, cantá-la. Esgotá-la. Entendê-la em meu lugar. Responder por mim. Era uma maneira de ganhar tempo antes de romper. Uma maneira de cuidar de mim.”

Sophie Calle

2 comentários:

Unknown disse...

Jú,

Ta lindo o texto.Vc coloriu e deu sabor a história de Sophie.A sua escrita delicada e lírica nos faz penetrar no universo de suas idéias.

bj Rafa Pondé

Julia Sabugosa disse...

Que bom, Rafa!

Obrigada por me levar pra "conhecer" Sophie!

E obrigada pelas palavras..fico MUITO feliz que tenha gostado do meu texto!

Beijos!