domingo, 6 de novembro de 2011

O Palhaço?




Quando soube que Selton Mello estava rodando o longa "O Palhaço", no ano passado ou início desse ano (já não me lembro ao certo) fiquei atenta. Sabia que algo bom viria. Primeiro pelo tema "circo, palhaço brasileiro". Me encanta a magia do palhaço. Segundo pelo Selton. Pela dedicação que ele tem pela profissão. E pelo carinho que ele tem como seu elenco, sabia que o capricho da equipe seria unânime. Foi assim no seu primeiro longa "Feliz Natal". Sabia que não seria diferente nesse. Com a diferença que no primeiro longa, Selton fez um filme escuro, com uma trilha linda (Plínio Profeta), porém amargurada. Contando uma história provável, mas "deprê". Não tão diferente do "O Palhaço", mas diferente.

Deixa eu explicar:

O filme conta a estória de um palhaço triste (Selton), filho de um palhaço (brilhante Paulo José) orgulhoso da arte. Vivem do circo e se apresentam pelo interior do país alegrando cidades e famílias, com uma trupe divertidíssima. A seleção desses atores é algo comparável a Fellini. TODOS estão maravilhosos. Álamo Facó, Cadu Fávero, a divertidíssima Fabiana Karla, Teuda Bara, do Grupo Galpão (aplausos de pé), Ferrugem (Sensacional essa escalação!), Jorge Loredo (Eterno Zé Bonitinho), Moacyr Franco (Deslumbrante delegado corrupto), Tonico Pereira (Ator genial), Emílio Orciolo (Digno de prêmio, esse menino), Eron Cordeiro (Ótimo!)entre outros incríveis atores. Tudo isso em cores lindas e uma fotografia impecável.

A trilha do Plínio Profeta é bárbara. Uma pesquisa linda e emocionante, foi feita. As músicas te levam à sensações extremas. Do choro ao riso. Literalmente. Um deslumbre.

O que me encanta no longa é a forma como foi roteirizado, dirigido, gerado. O filme tem tiradas ótimas, dirigidas com um certo "descaso" (na melhor forma que essa palavra possa significar), que nos aproximam do momento-piada. Eu ria e conseguia visualizar o momento da piada na cena. Pareciam realizadas no set. Entende? Eram momentos leves dentro de uma estória não leve. Assim como é a vida. Ninguém é totalmente feliz, nem totalmente triste. E isso foi passado no filme. Tornando real aquela estória. Poderia ser de qualquer um. Independente da profissão. É a história de qualquer um. Em um momento ela é a minha história.

Mas o que me deixa triste é que o Brasil ainda não se acostumou a valorizar o que é nosso. Infelizmente ainda não. Porque se esse filme fosse Americano, ou até Argentino, estaria no topo das bilheterias. Ainda dá tempo de chegar lá, hein? Fica a dica.

Assista e me conte.

8 comentários:

Ana Carolina Rainha disse...

O Palhaço me remeteu a uma nostalgia que há muito tempo estava trancada dentro do meu ser. Foi como abrir a " lona" e espiar dentro de mim.
Saí do cinema feliz e com a certeza que estou no caminho certo:
A gato bebe leite, o rato come queijo e eu sou atriz !

Julia Sabugosa disse...

Ótimo, Rainha! Exatamente essa sensação: estamos nos caminho certo. Que nos traz felicidade! Isso que nos move.

Beijo ENORME da sua fãzoca!

Admin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fred Maia disse...

Assistirei! E no #ficadica-2, filmes brazucas a 2 reais só hoje nos Cinemarks. Beijo e parabéns pelos textos. Boludon.

Luciano Torres disse...

Senti a mesma coisa que a Rainha. O gato bebe leite, o rato come queijo e eu sou ator. :P

Natiz disse...

Já estava sentindo saudades de textos escritos por vc mesma!! Adorei e adorei a dica tbm. =D

Unknown disse...

História de qualquer um. Muito legal a percepção. E as músicas, sabe elencá-las, pois não encontrei cd?

fifa14kk disse...

The particular designers understood in which Batman would have to be Bruce John, however in the actual comic book a continual, Bruce Wayne has been really drained, and also Cock Grayson, the main Robin the boy wonder, was today in the role of Batman. Oh, that of a complex place is definitely comic strip persistence!
FIFA 15 Coins IOS

FIFA 15 Coins PC