terça-feira, 14 de outubro de 2008

Decepção

Fui criada numa família onde o normal era não falar dos sentimentos, dos acontecimentos. Nunca havia detectado essa característica como uma coisa negativa pra mim, por mais que sentisse vontade de contar os acontecimentos pras pessoas mais próximas, nunca quis muito "ocupar" o tempo delas com histórias, de repente, não tão significantes. Mas com o passar dos anos, além de ter crescido a vontade de dividir minhas conquistas e derrotas, comecei a perceber o quão interessantes e significantes, sim, elas eram. Isso aconteceu no final da minha adolescência. Acho que nessa fase da vida a gente fica mais aberta pra questões mais íntimas e passa a se ouvir e ouvir mais.

Nessa mesma fase conheci as meninas, as mesmas do texto AMIGAS. Essas mesmas amigas me exigiam verbalizar minhas aventuras. Comecei a gostar da troca. Por mais que fosse difícil ser julgada, muitas vezes. Mas sentia prazer em enxergar nos olhos delas as minhas vibrações. Eu me via nos olhos delas.

Durante esses anos todos (muitos) fui convivendo com a minha vigia interna. Me policiava em fazer as pessoas participarem da minha vida. Algumas histórias, muitas delas, só eu sei. Mas isso acho que é questão mais profunda, e me faz bem poder ter coisas só minhas. Nada demais, nenhum caso de polícia, mas são minhas.

Agora, uma mulher, cheia de histórias de vida, posso dizer o quanto essa mudança de atitude no início da minha juventude me ajudou a passar por acontecimentos difíceis na vida. Com certeza todos eles tem um “porque” que não devemos contrariar, mas podemos e devemos questionar, isso nos ajuda a absorver e entendê-los.

Agora vejo a força enorme que ganhei com a vida. Que nem uma das maiores decepções, conseguiu, de fato, me deixar no chão. Acredito que essas rasteiras da vida sejam para nos fortalecer e para aprendermos a olhá-las de um ângulo positivo. Sempre há um, e é nele que temos que nos apegar. Assim a tormenta passa e você não se machuca, pois está olhando pra frente, e não pra trás.

3 comentários:

Anônimo disse...

Contar sobre nossas angústias, medo, decepções, conquistas ou qualquer outra coisa aos amigos é uma forma de aprendermos tbm. É enriquecimento próprio.

Engana-se quem diga que falar sobre algum problema é fraqueza. ao contrário, é saber que quem está de fora terá um ângulo diferente da situação.

Falar das conquistas é ainda melhor, assim a felicidade é dividida com quem gostamos.

Tudo o que é demais faz mal, seja ela tristeza ou alegria. Acredite! ;)

Carolina disse...

Zuquinha,acabou de me bater uma enorme saudade e resolvi te ligar para dar um beijo,sem antes ler esse texto...sintonia afinada...desde que nos conhecemos percebi que você era mais reservada e,você sempre me disse que as amigas reclamavam que você não falava muito as coisas,só quando elas perguntavam,só que percebo que muita coisa já mudou,como você mesma disse no seu texto...te sinto cada vez mais fortalecida,confiante e,tenho CERTEZA que as trocas influenciam muito,principalmente com pessoas que amamos e, que confiamos plenamente para nos dar "feedbacks" que muitas vezes precisamos...as decepções fazem parte,infelizmente,pois muitas vezes são muito dolorosas e,quase insuportáveis mas,quando passamos por elas e,olhamos pra trás...conseguimos perceber a nossa capacidade de superação e,nos fortalecemos!!!É isso Zu...você tem sido um grande exemplo de persistência pra mim e,as nossas trocas são sempre maravilhosas e, me ajudam a enxergar as coisas com um colorido diferente...OBRIGADA!!!AMO-TE!!!

Carolina disse...

Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector