terça-feira, 11 de março de 2008

Cheguei a pensar em desistir


Impressionante a dificuldade de se fazer arte num país onde se respira arte. A arte que cito aqui é a arte pela arte. Estamos falando de Brasil, um país belíssimo por natureza, como diz Jorge, não o São, o Santo patrono de países que não o Brasil, apesar de ter muito brasileiros fieis e devotos, mas o Jor. O nosso Jorge.

O Brasil é cheio de artistas natos, um dos pontos fortes dessa terra linda. Por isso mesmo nunca imaginei que seria tão difícil, apesar de imaginar a dificuldade que seria fazer qualquer coisa onde precise da lei brasileira ao seu lado, ou junto de nós. Afinal, os impostos deveriam ser pra isso, não? Pra que tudo funcionasse direitinho, de acordo com as promessas. Mas não. Ainda criam mais dificuldades, pensei que não fosse possível mas foi. Incríveis dificuldades!

Deve estar pensando: "o que foi que a Julia consumiu que a deixou assim?". Estou consumida é de revolta.

Estou quase a dois anos trabalhando pra colocar minha peça de pé, a RODA GIGANTE. Na verdade o texto não é meu, é do meu irmão gêmeo, então é como se fosse meu, afinal gêmeo é quase a mesma pessoa, só que tem um "objeto" fálico, por ser homem. Enfim.. isso não vem ao caso. A peça realmente é maravilhosa, um texto brilhante, digno de um Sabugosa, afinal temos titio Visconde que não nega o talento dos Sabugosa, mas mesmo assim uma loucura pra chegarmos a estréia. Primeiro foi fechar o elenco de atores e ficha técnica, que ficou sensacional. Alguns nomes pra que entendam do que digo: Maria Abujamra como preparadora corporal, Jorge Espírito Santo assinando luz e cenário, Rose Gonçalves na voz, Zé Guilherme Guimarães dividindo cena comigo, Anderson Cunha como incrível diretor, Mário Prata como uma espécie de incentivador com bons flúidos e ótimo humor, e muitos outros tão incríveis como estes citados. Depois dessa primeira batalha..montar o projeto. Nossa, ficou lindo de se ver. Impecável. Uma dupla sensacional, com Taíssa Laborne a Andreia Arruda. Só isso nos rendeu quase um ano.

Depois disso tudo tínhamos um lindo projeto, e ai? Cadê a grana? "Ah, só pela lei. Tem que ser senão não tem dinheiro, e sem dinheiro não tem RODA". Tá, tá. Vamos lá. O mais provável pra nós seria a lei Estadual, do ICMS, pois só ela, até então, poderia ser inscrita com CPF, ou seja, pessoa física, ou seja, eu. Sim! Eu fiz a loucura de inscrever uma peça com o meu CPF. Ai meu Deus! Depois de inscrever, ainda tem que aprovar, sabia? Senão não há dinheiro, sabia? Eu ligava tooodos os dias pra saber: " E aí? A RODA?" . Até que se encheram de mim e aprovaram. Sim! Aprovaram! Aí que um novo ciclo começou. Pelo menos um NOVO ciclo. Aliás, o quinto ciclo. É...estou vivendo o quinto ciclo da RODA. Quantos ainda faltam?

Penso diariamente: Vale a pena. Vale a pena. Não desista! Não desista!

5 comentários:

Anônimo disse...

Se desistir vou aí pra te bater... brincadeira...rsrs

Falando sério... não desista pq existem pessoas torcendo por vc, acredite!

Beijos garota! ;)

Sabugosa disse...

Vai ser a primeira de muitas. Muitas primeiras. Enfim, essa vontade toda vai estar nos palcos em breve. Força Zazá!
E escreve mais que é bom te ler.
Beijo.

Carolina disse...

Incrível esse blog...incrível TUDO isso que escreveu...até pra isso você é talentosa,escreve muito bem.Digo e repito: enquanto eu estiver por "perto", não vou deixar essa "peteca cair" NUNCA!!Tenho certeza que essa Roda vai girar!!Tô contigo,sempre!!Muitos beijos!!

Mariana Pereira disse...

Aaaaaaaaaah... que coisa mais linda. Além de minha atriz favorita, é minha escritora favorita agora.
Adorei o blog, Julinha.
E adorei saber que a RODA tá girando... aos pouquinhos, no tempo certo. Tudo isso vai ser recompensado com uma estréia lotada, contando comigo, é claro. Se possível for, monto um ônibus pro Rio, alegando incansávelmente que a atriz da peça é magnífica.

Bora lá mostrar que o Brasil tem futuro artístico! ;)

E no que precisar, conta comigo. A jornalista aqui tá pronta pra tudo!

Beijo

Rodrigo Scarcello disse...

Beleza inspiradora! Desistir de quê?
Boa sorte em tudo